Slide
BRAQUIOPLASTIA (BRAÇO)

Para Que Serve

A braquioplastia – também conhecida como lifting de braço e dermolipectomia braquial – é uma cirurgia plástica para corrigir a flacidez de pele na região do tríceps (a parte de trás do braço).

Indicação

Indicada para pessoas que perderam muito peso após uma dieta, realizaram cirurgia bariátrica ou têm predisposição genética a ter flacidez.
Também pode ser indicada a pessoas que tenham ficado com a pele do braço muito flácida decorrente do envelhecimento.

TIPO DE ANESTESIA

Existem 2 tipos são indicadas: local ou local com sedação.

TEMPO DE INTERNAÇÃO

Pode variar entre 12 horas (caso seja feito o uso da anestesia local) mas dependendo da recomendação do médico, esse prazo pode se estender para até 24 horas.

Resultado

O resultado final da braquioplastia depende da recuperação total do edema (inchaço) e da completa cicatrização. Após a fase inicial de 60 dias se observa grande melhora do edema e melhor formato estético. Além da técnica cirúrgica, o resultado depende da qualidade da pele, tecidos e da cicatrização de cada paciente.

Pós-Operatório

• Evitar esforço físico em um período de 21 dias.
• Usar malha elástica compressiva por 1 mês.
• Evitar movimentos intensos com os braços.
• Carregar grandes pesos ou realizar exercícios físicos com os braços.
• Evitar exposição ao sol na região operada.
• Realizar drenagem linfática em casos de edemas.


DÚVIDAS FREQUENTES

Após a aplicação da anestesia geral ou local, é feita uma incisão na pele do braço na parte mais interna, com comprimento variável e que dependerá de quanta flacidez de pele necessitará de correção. A incisão poderá ocupar uma parte do braço ou toda a sua extensão, sendo necessário, eventualmente, chegar até a axila, em casos de grandes excessos de pele.

A cirurgia, geralmente, dura de 2 a 4 horas, dependendo da quantidade e extensão do excesso de pele a ser retirado. O tempo cirúrgico poderá ser maior caso haja a realização de outros procedimentos ao mesmo tempo, como lipoaspiração ou mamoplastia. Procedimentos menores podem permitir a alta no mesmo dia, em alguns casos.

No caso da lipoaspiração, escondidas na prega axilar e cubital. Nas outras, bastante visíveis e aparentes, longitudinais em braços, podendo ocupar as axilas e até mesmo estender-se na linha axilar posterior.

Edema (inchaço), equimoses (manchas roxas), sangramento discreto pelas cicatrizes, seroma (drenagem de secreção amarela clara pela cicatriz), cicatrizes alargadas, hipertrofiadas, hiper ou hipocrômicas etc.

Não. Na grande maioria das vezes a dor é controlada com analgésicos habituais.